O apresentador da Globo William Bonner surpreendeu o público nesta segunda-feira, 21, quando decidiu pedir desculpas ao público por uma fake news exibida no telejornal.
No início da invasão, no dia 25 de fevereiro, o Jornal Nacional publicou imagens emblemáticas: um tanque que mudou de rota e esmagou um carro. Na escala da manchete daquela edição, dissemos que um tanque russo cometeu uma covardia brutal. E essa afirmação não tinha base suficientemente solida para ser feita. Foi um erro”, começou ele.
Em seguida, continuou com as desculpas:
Leia também: Descobriram quanto Sabrina Sato vai ganhar na Globo: menos que na Record
“Passados 24 dias, todo o esforço exaustivo da imprensa resultou numa certeza: não é possível afirmar se o tanque estava sendo conduzido por russo ou ucranianos. Por isso, e em respeito ao trabalho correto e dificílimo dos nossos colegas da Globo, é preciso fazer esse esclarecimento, ainda que tardio, com nosso pedido sincero de desculpas. O Jornal Nacional vai estar ainda mais atento em nossas apurações”.
Apesar disto quase todos os veículos de imprensa noticiaram como se o tanque fosse russo. Apesar disto até hoje só a TV Globo pediu desculpas e se retratou.
Outros veículos, como Record TV! e Jovem Pan News exibiram vídeos de jogos de videogame como se fossem da guerra da Ucrânia. Até agora nenhum dos canais se desculpou.
Leia também: Mulher decide transar com morador de rua e hoje tem 2 filhos com ele
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.