O comunicado da Globo sobre a saída repentina de Fausto Silva do comando do Domingão do Faustão, após 32 anos, pegou todos de surpresa, incluindo a equipe do programa. Todos já sabiam que o apresentador deixaria a emissora carioca no final do ano, após o fim do seu contrato, e iria para a Band, no entanto, o canal decidiu romper o acordo com o artista antes do esperado.
Nos bastidores, a equipe ficou incrédula com a decisão. Na terça-feira (15), Faustão havia participado de uma reunião com a equipe para tratar sobre a semifinal e final do Dança dos Famosos, e nada foi falado sobre sua saída. No entanto, a gravação agendada para essa sexta-feira (18) será feita por Tiago Leifert, como na semana passada.
Outros setores do canal também ficaram sabendo da saída repentina apenas pelo comunicado oficial.O Comercial da emissora, que trabalhava com a permanência de Faustão até o final do ano, acredita que o mercado publicitário pode não reagir bem à decisão, já que anunciar no Domingão é caro e só dá retorno por conta do carisma do apresentador.
O que teria mais revoltado a equipe, no entanto, seria o fato de que a Globo não deu oportunidade para Faustão se despedir de seu público, que assiste o programa desde 1989.
Em seu comunicado, a Globo afirma que a decisão de romper o contrato foi tomada por ela mesma. “O apresentador Tiago Leifert estará à frente das tardes de domingo da TV Globo até a estreia do novo projeto em desenvolvimento com Luciano Huck. Por razões estratégicas e internas, a Globo tomou a decisão de antecipar a saída de Fausto Silva do programa, e juntos decidiram formalizar o distrato”, informou a nota.
Faustão já tem contrato assinado com a Band para 2022. O canal ainda estuda se o apresentador terá um programa semanal ou diário, em horário nobre. Ainda não se sabe se sua saída inesperada da Globo também antecipará a sua estreia na Band.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.