La Notícia

Revelada a doença que fez Faustão perder 24 kilos

Fausto Silva chocou os telespectadores ao aparecer mais magro no Domingão do Faustão do último domingo (07). O apresentador perdeu 24 kg após tratar um edema linfático que teve em uma das pernas.

“Estou com menos peso do que quando fiz a cirurgia bariátrica”, afirmou o artista ao site Notícias da TV, em janeiro. “Agora estou super bem, zerado, fazendo ginástica”, comemorou Faustão, que reduziu seu peso de 114 kg para 90 kg.

Edema linfático, também conhecido como linfedema, é quando o sistema linfático acumula líquidos por alguma insuficiência no organismo, causando o inchaço e até mesmo úlceras nas regiões afetadas.

“É causado por uma obstrução do sistema linfático”, explica o médico Dr. Carlos Alberto Fernandes da Costa, cirurgião vascular do Hospital Santa Catarina.

De acordo com o médico, a maioria dos tratamentos ocorre por uma drenagem que tem como objetivo estimular e facilitar a passagem da linfa pelo sistema circulatório. “Nos casos comuns usa-se fisioterapia com drenagem linfática constante e uso de meias de compressão elástica, impedindo que esse membro, braço ou perna, fiquem inchados”, afirma Dr. Carlos.

Com o tratamento, o paciente perde um grande volume de água. “Perde volume de linfa, então consequentemente perde peso”, acrescentou o médico.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Polêmicas