Polêmicas

Globo fecha revista Época e explica o motivo

O grupo Globo decidiu encerrar as atividades da revista Época após exatos 23 anos e ela não irá mais circular no país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 6.

Segundo o grupo Globo, o principal motivo é acompanhar as tendências mundiais, que vem desprestigiando modelos impressos, que migram para o digital.

Além do mais, o leitor perde cada vez mais interesse em consumir notícias semanais quando os furos jornalísticos são dados em tempo real pela internet.

Leia também: Paulo Gustavo se demitiu da Globo antes de morrer; este foi o motivo

Chega ao fim revista Época.

“A dinâmica de uma revista semanal de notícias impressa começou a perder relevância em um tempo em que os furos de reportagem são publicados em tempo real e alertados nas telas dos celulares“, explica parte do comunicado.

Época também perderá seu site e seu conteúdo será migrado para dentro do jornal O Globo.

Alguns conteúdos da revista serão publicados dentro do jornal, também na versão impressa, e contarão com destaque nas edições de sábado.

Queda de circulação e assinantes

Segundo o Instituto Verificador de Comunicação (IVC), as assinaturas físicas e digitais da revista estão em seu menor patamar desde 2014.

Eram 376.515 assinaturas físicas em 2014, ante 38.964 em 2020. Uma queda de quase 90%. No digital, eram 2.513 ante 49.835 hoje. Entretanto, quase ninguém assinava revistas digitais há 7 anos.

Outras revistas também registraram queda

A revista Veja, maior em circulação no país, também perdeu a maior parte de seus assinantes. Em 2014 tinham 1.009.803 assinaturas físicas. Em 2020 foram 144.141. Queda de 85%.

Eduardo Bolsonaro comemora o fim da revista Época

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), fez um post comemorando o fim da revista:

“Fracasso da Globo Lixo: extinta a revista Época, caída em desgraça ao se tornar panfleto anti-Bolsonaro. Foi esta a revista que colocou ‘jornalista’ João Saconi se fingindo de paciente de minha esposa psicóloga, invadindo sua intimidade para tentar colher declarações polêmicas”

Eduardo Bolsonaro comemora nas redes sociais o fim da revista Época.
Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é um dos jornalistas mais lidos de MG. Criou os sites Moon BH, La Notícia, The Política e tem parcerias com Estado de Minas, Portal Uai e Correio Braziliense. Já foi editor do BHAZ e head na Itatiaia.