La Notícia

Globo anuncia que foi envolvida em Fake News e explica

A emissora explicou a acusação que sofreu nas redes sociais.

Foto de Maju Coutinho no Jornal Hoje

Foto de Maju Coutinho no Jornal Hoje

A TV Globo precisou vir À público explicar que foi envolvida em um caso de fake news sobre a sua cobertura jornalística da pandemia.

É que começou a circular na internet um suposto “documento sigiloso” que diz que os profissionais da emissora precisam seguir regras como usar 80% do noticiário para falar de covid, e proibir que mortes por outras doenças fossem noticiadas.

Também diz que os jornalistas estariam proibidos de informar o número de recuperados e teriam de desacreditar tratamentos alternativos para a doença.

Por fim, dizem que quem se recusasse a seguir as regras seria punido pelo canal.

Leia também: Globo pensa humilhar Fátima Bernardes sem querer; veja como aqui

César Tralli comanda o Jornal Hoje no lugar de Maju Coutinho.
Foto de César Tralli comandando o Jornal Hoje

Em nota, a TV Globo desmentiu as informações falsas

“A Globo tem como pilar o jornalismo de qualidade, praticado com isenção e pluralidade, o que é reconhecido por seu público. E tem participado ativamente da luta contra notícias falsas com o projeto Fato ou Fake, que distingue fake de fato no que circula hoje em dia. Por isso, reforça que é falso o documento supostamente vazado que está sendo compartilhado nas redes sociais com o que seriam recomendações de pauta sobre a Covid-19 assinadas pelo editor-chefe do Jornal Hoje, Claudio Marques.

A Globo continuará vigilante e atuará de pronto na prevenção e em reação às denúncias de campanhas veiculadas em sites que disseminam desinformação, como sempre fez, e reafirma o seu compromisso com informação correta e com o seu o público.

Periodicamente, surgem sites e perfis falsos em nome da Globo ou de seus talentos. Para ajudar o telespectador a se prevenir contra essas páginas, a emissora mantém permanentemente em seu site uma área de Boatos e Alertas, na qual o telespectador e o internauta podem se informar sobre o que anda circulando na rede”.

Leia também: Prostitutas e fantasmas pra Bolsonaro e imposto pra você; veja aqui

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Polêmicas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments