La Notícia

Conheça o ChatPDF e como ele pode ajudar em pesquisas

Nos últimos meses, uma palavra ganhou a internet: ChatGPT. O chat, que nada mais é do que uma inteligência artificial, é capaz de responder diversas perguntas, com base nos dados que possui e no que vai aprendendo. O ponto positivo é que diferentemente de um buscador a ferramenta consolida as informações e as apresenta como se fosse uma pessoa. Embora seja um recurso que ainda falhe, a expectativa é que conforme aumente o número de usuários, e de dados para ele aprender, mais confiáveis sejam as respostas. 

Além dessa inovação, há ainda outra de que muitos desconhecem, o ChatPDF. Assim como o outro chatbot, esse consegue responder dúvidas diversas e, assim, ajudar em pesquisas e trabalhos que requeiram agilidade. O que muda é que o ChatPDF lê arquivos em PDF para poder criar resumos, ou seja, ele consegue realizar uma leitura dinâmica e devolver apenas os dados que estão no documento que o usuário quer analisar.

Como usar o ChatPDF 

Para usar o ChatPDF é bastante simples. Primeiramente, o usuário deverá acessar o site. Depois, é só clicar em “Drop PDF” para inserir o arquivo. 

A análise é feita em seguida. O usuário verá no lado direito um resumo do que se trata o documento e algumas perguntas sugeridas. Ele pode clicar nessas questões para obter os dados, assim como fazer novos questionamentos para o robô. 

Outro ponto interessante é que a ferramenta mostra exatamente de onde a informação foi extraída. Ao lado da resposta aparece um número que representa a página em que está o dado. O usuário pode clicar nele e ser redirecionado para o que procura. 

A interface do sistema não tem muitas opções de funcionalidades, o que facilita para quem é novato. O usuário consegue ver um campo para adicionar documentos, o PDF em si e um botão para fazer login e salvar tudo o que foi conversado com o robô. 

Vale notar que a ferramenta somente lê conteúdo nesse formato. Caso estejam em outro, será necessário fazer a troca antes, por exemplo, de Word para PDF. Porém, como a conversão também pode ser feita sem dificuldade, não se pode dizer até agora que o recurso tem desvantagens. Afinal, qualquer pessoa com acesso à internet consegue usar o ChatPDF e obter as informações de que precisa em poucos segundos. 

Outro ponto importante é sobre a limitação do uso gratuito. O usuário não pagante pode analisar 3 PDFs por dia, desde que não faça mais do que 50 perguntas, e os arquivos não ultrapassem o tamanho de 10 MB e 120 páginas. Se for necessário uma análise maior no mesmo dia, é possível fazer o upgrade e pagar $5 por mês.

Quando usar o ChatPDF 

O ChatPDF é ideal para ler documentos mais extensos e que costumam demandar muita leitura. Até porque, como o usuário poderá testar, documentos muito pequenos, de uma página por exemplo, podem não ser lidos pelo sistema. 

Em geral, a ferramenta é útil para estudantes, em especial os que estão em fase de conclusão de curso. Como é uma atividade que gasta bastante tempo, é interessante saber em poucos minutos quais fontes podem de fato ajudar a construir a tese e quais não. Então, em vez de ler várias páginas – e, ainda, ter a possibilidade de não encontrar o que deseja – basta conversar com o robô e analisar o que precisa de forma rápida. 

Além disso, advogados e profissionais que lidam com um grande volume de dados todos os dias também podem aproveitar a praticidade do ChatPDF. Assim como os estudantes, eles podem fazer uma leitura rápida dos conteúdos de alguns documentos, e depois, se for necessário, ler com mais atenção algum trecho específico. 

A ferramenta também pode ser interessante para curiosos de plantão e pessoas que fazem pesquisas sobre documentos e livros. Em poucos cliques, eles podem obter o resumo do arquivo e até diversas perguntas respondidas. 

A grande vantagem com relação ao recurso ChatGPT é que, nesse caso, o usuário sabe exatamente de onde a informação foi extraída. Isso elimina a desconfiança que muitos ainda têm com relação ao que o robô responde. 

Como se observa, a inteligência artificial tem muito a evoluir, mas já dá sinais do quanto pode ajudar a todos. No caso do ChatPDF, os usuários podem analisar os próprios documentos ou livros que possuem em poucos minutos, e até fazer perguntas sobre eles. Para quem lida com arquivos extensos de PDF vale a pena experimentar o recurso!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Polêmicas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments