Polêmicas

Bolsonaro teria decidido não renovar concessão e acabar com a Globo

De acordo com o Diário do Centro do Mundo, portal alinhado à esquerda e anti-bolsonarista, Jair Bolsonaro (sem partido) teria decidido não renovar a concessão da Globo para 2022.

Segundo texto assinado por Daniel César, o presidente não estaria levando sequer em consideração os documentos obrigatórios que a emissora carioca precisa apresentar ao governo no processo de renovação.

“No que depender dele, a Globo termina em 2023”, informou uma fonte anônima ao portal sobre os planos de Bolsonaro.

Teoricamente o chefe do executivo pode proibir a renovação de uma concessão, no entanto, para isso, a medida teria que ser aprovada pelo Congresso, o que no caso da Globo seria muito difícil. A emissora carioca possui uma grande influência política em todos os estados e vários parlamentares são donos de afiliadas e retransmissoras.

Os políticos de Brasília dificilmente se colocariam contra a grande vitrine da Globo, ainda mais em ano eleitoral, com a propaganda política vista como imprescindível para as candidaturas.

Ao longo da história brasileira, apenas duas emissoras tiveram a sua concessão finalizada. Em 1970, a TV Excelsior foi extinta após uma série de desavenças com o governo militar, durante a ditadura. Já dez anos depois, a TV Tupi teve sua concessão cassada após não apresentar condições financeiras de continuar no ar.

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é um dos jornalistas mais lidos de MG. Criou os sites Moon BH, La Notícia, The Política e tem parcerias com Estado de Minas, Portal Uai e Correio Braziliense. Já foi editor do BHAZ e head na Itatiaia.

Ver Comentários

  • Considerando que a GloboLIXO vem prestando uma série de DESserviços ao país e tentando corromper nossa Juventude, seria muito bom que acabassem de vez com essa MERDA!

  • A Televisão tem um papel fundamental, que é de trazer informações, porém o que estamos vendo é uma militância escancarada.
    Independente do Governo que esteja no poder, em que pese a informação, mas é necessário retidão e coerência nos editoriais, infelizmente, hoje a Globo não trabalha com essa Imparcialidade, é o tempo todo atacando o Governo e ignorando os feitos.
    Para muitos que insistem em assistir a Globo, o atual Governo é o pior governo que o Brasil já teve.

  • Isso é mesmo coisa de Projeto de Ditador (soldadinho de chumbo). Esse boçal governa pessimamente o país, não aceita as críticas e os Zumbis correligionários seguem fielmente essas ações insanas desse mentecapto. A Globo irá continuar e Bolsonaro irá sair para o bem do povo brasileiro, especialmente os mais carentes que estão sendo dizimados pela péssima gestão financeira de Paulo Guedes.