La Notícia

Mais de 50% dos usuários investigam o parceiro de conversa antes de um encontro

Hoje em dia, quase todas as pessoas têm uma personalidade “digital”. Ela consiste em muitos elementos, desde o design do perfil de mídia social, publicações, curtidas e comentários, posts em fóruns, fotos em álbuns online, vídeos enviados e assim por diante. Deixamos pegadas digitais quase todas as vezes que estamos online. E isso é normal.

Pesquisas mostram que cerca de 50% das pessoas que hoje encontram alguém na internet verificam cuidadosamente essa personalidade “digital”. O objetivo principal dessa verificação é entender melhor o tipo de pessoa que está na sua frente, se vale a pena continuar a comunicação e tentar desenvolver um relacionamento. E sim, isso é completamente normal também!

O que você pode descobrir sobre uma pessoa na Internet e porquê

A Internet é um lugar muito mais perigoso do que a maioria das pessoas pensa. Ela tem um monte de golpistas e outros oportunistas, um grande número de perfis falsos e bots, e um monte de pessoas simplesmente inapropriadas que devem ser evitadas de todas as formas possíveis.

Mas como verificar uma pessoa, como ter certeza de que ela é normal e real, se você só tem um smartphone ou computador na sua frente? Na verdade, não é difícil. Você só precisa gastar um pouco de tempo apresendendo mais sobre a pessoa.

Então, vamos ver algumas formas eficazes de descobrir coisas sobre uma pessoa:

  1. Pesquisa no Google, redes sociais e mensageiros instantâneos

Este é o método mais óbvio para encontrar informações sobre uma pessoa. Usando apenas o nome e sobrenome é possível encontrar páginas e contas de usuário em diferentes sites. No entanto, sem especificar os parâmetros de pesquisa, encontrar uma pessoa não é tão fácil. É aconselhável descobrir a cidade de residência, idade (pelo menos aproximada — para refinar a busca nas redes sociais), apelido usado, etc.

  1. Pesquisa por foto

O Google tem uma função de pesquisa de imagem que é bastante útil. Você pode baixar uma foto da pessoa, enviá-la para o motor de busca e encontrar onde mais esta foto é usada. Se a pessoa for real, provavelmente, você encontrará links para suas redes sociais, entradas de blog, etc. Se for uma pessoa falsa, então a imagem pode levá-lo à página de um usuário completamente diferente ou até mesmo a um estoque de fotos.

  1. Procura a lista telefônica

Surpreendido? Este método, embora bastante desatualizado, pode muito bem dar resultados. Nos livros telefônicos, você pode encontrar o nome e sobrenome de uma pessoa, seu número de telefone e até mesmo endereço. Não negligencie essa oportunidade.

O que procurar ao estudar uma pessoa na Internet

Imagine que você foi capaz de encontrar as contas de um novo conhecido nas redes sociais. O que fazer com isso e a quê prestar atenção?

  1. Veja o que a pessoa está publicando na página. Além disso, aconselhamos que veja as últimas entradas mas também vá um pouco mais fundo. Se encontrar algo alarmante, pense se quer continuar a comunicar com essa pessoa.
  2. Examine a lista de páginas e públicos aos quais o a pessoa está subscrita. Issopodem dizer muito sobre os interesses, gostos e até mesmo hábitos estranhos do seu novo conhecido.
  3. Dê uma olhada nas fotos e vídeos onde a pessoa está marcada. Isso pode ser visto no Facebook e Instagram e é importante porque o que uma pessoa publica e o que seus amigos publicam pode ser muito diferente.
  4. Preste atenção à “idade” das contas de mídia social de uma pessoa. Se elas são novas e quase vazios, as chances de serem falsas são altas.
  5. Se você tiver tempo, tente encontrar em quais páginas a pessoa está ativa, como se dá com outras pessoas, que comentários escreve, etc. Isso ajudará a formar uma opinião mais objetiva sobre ela.

De qualquer forma, quanto mais informações sobre uma nova pessoa você conseguir na internet, melhor. Menores serão os riscos no vosso primeiro encontro em pessoa

E se não existir nenhuma informação sobre uma pessoa na Internet?

Bem, nesse caso, há duas opções:

  1. Talvez você não tenha pesquisado o suficiente ou as informações disponíveis que você tem não são suficientes para pesquisar.
  2. Talvez você esteja se comunicando com uma pessoa falsa, já que é impossível encontrar informações reais. Toda a personalidade dela é ficção.

Existem também situações em que uma pessoa encontra alguém em um site de namoro, pede um link para as redes sociais, mas vê seu pedido recusado. A outra pessoa diz que não está registrada em redes sociais. Na verdade, isso é um absurdo. É muito difícil acreditar que uma pessoa usa sites de namoro, mas ignora as redes sociais. Especialmente no nosso tempo, quando as redes sociais são usadas por todo mundo. Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn — uma pessoa com certeza estará pelo menos em uma dessas redes além de um site de namoro.

Como simplificar sua vida e conhecer novas pessoas na Internet sem perigo

Claro, a maneira mais eficaz de conhecer uma pessoa é pessoalmente, passarem tempo juntos, conversar. Mas isso nem sempre é possível. A pessoa pode viver em outra cidade ou país, pode não ter tempo suficiente para um encontro ao vivo ou não terem pressa em passar para uma interação ao vivo antes de conversarem mais.

Há uma saída para isso: a comunicação em bate-papos por vídeo. Durante a pandemia, muitos sites e aplicativos de namoro populares implementaram a função de bate-papo por vídeo para que os usuários possam se comunicar não apenas por texto, mas também vendo e ouvindo a outra pessoa. Essa é uma grande oportunidade de saber que a outra pessoa é real e para se conhecerem mais rápido.

Você pode usar uma alternativa a sites de namoro clássicos, como os bate-papos aleatórios por vídeo como o Omegle. Ou, melhor ainda, pode usar alternativas ao Omegle, como o Omeglebrazil.com ou Tinychat.com. Este último, por sinal, tem mais funcionalidades que o Omegle e permite que você use configurações flexíveis para procurar pessoas. Já no video chat do Omegle Brasil, por exemplo, um homem pode apenas conversar com garotas, enquanto no Tinychat você pode iniciar uma transmissão online e reunir um grande grupo de espectadores.

Há muitas alternativas para Omegle hoje, tanto pagas quanto grátis. Você pode escolher uma plataforma que satisfaz totalmente suas necessidades e permite que você se comunique com novas pessoas interessantes todos os dias. E, mais importante, será possível conhecer a outra pessoa melhor do que quando conversa apenas por texto ou em uma rede social. Experimente conversas por vídeo. Temos certeza que você vai gostar. E talvez elas passem a ser o seu método de comunicação favorito

Resumindo: verificar a outra pessoa é uma prática normal, não paranoia

Acredite, no tempo atual, é melhor correr o risco de parecer um pouco paranoico do que ingênuo. O namoro online vem com riscos. Você não deve correr para um encontro offline com a primeira pessoa que você encontra na Internet. E, principalmente, nunca transfira dinheiro para alguém que mal conhece, nem compartilhe informações sobre você, seus entes queridos, amigos ou colegas.

Esperamos que todas as pessoas que você conhece online sejam de confiança e levem a relacionamentos agradáveis. Assim, nem precisará dos nossos conselhos. Mas, seja realista. Sua segurança e a segurança de seus dados na Internet são sua responsabilidade. Portanto, fique atento a pessoas com quem você fala e que ainda não conhece.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
La BHSair em BH
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments