La Notícia

Férias no CCBB: João de Barro é atração para crianças em janeiro e de graça!

Além da programação do Lugar de Criação, o CCBB Educativo preparou duas atividades especiais para as férias de janeiro. Trata-se da peça João-de-Barros, com Charles Valadares, que acontece no dia 11, às 11h, e do espetáculo Sufoco, com o Circo Sufoco, no dia 18, às 11h. A programação é gratuita e voltada para todas as idades, garantindo a diversão em família durante o mês de recesso da criançada.

Sobre a peça João-de-Barros
A trama é instigante: um menino que adorava brincar no quintal de casa começa a viver um faz de conta que o leva a muitas aventuras! Ao descobrir como deixar o dia com o tempo de lesma, o pequeno cria o próprio mar e se proclama o capitão dos mares inventados.

Uma homenagem ao poeta brasileiro Manoel de Barros, a peça foi concebida por Charles Valadares, ator, professor e mestre em Teatro. Na montagem, ele é o João que, após inventar o mar, navega até um reino governado por um tirano e decide ajudar o povo a se livrar dele. A partir dessa narrativa, o teatro convida o público a pensar a infância que permanece mesmo quando adultos, como um princípio de vida profunda. Charles afirma: “Este teatro não é sobre ser criança. É sobre o menino que há no homem. O João é o menino que um dia fui e que ainda sou”.

Charles Valadares é licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2009-2014). É mestre em Teatro pelo programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da UFMG, sob orientação da professora doutora Marina Marcondes Machado. É co-fundador do grupo Mamãe tá na plateia. Entre os trabalhos do grupo destacam-se o espetáculo Elefante branco, com direção de Mariana Maioline e Gustavo Bones, e o solo João-de-Barros, vencedor do prêmio Cena Minas 2016, no qual assume a concepção, dramaturgia e atuação.

Sobre o espetáculo Sufoco
Sufoco esforça-se para colocar em cena todas as atrações de um grande circo. Mas, ele conta apenas com um palhaço no elenco: ele mesmo! Em meio a confusões e tropeços, Sufoco revela-se um multiartista: é mágico, malabarista, acrobata, músico e equilibrista. Um espetáculo cheio de virtuosismo técnico, comicidade e emoção.

O Circo do Sufoco reúne o trabalho de quinze anos do ator e artista Rafael Mourão, um dos destaques da cena circense de Belo Horizonte. Formado em Artes Cênicas pela UFMG, em Circo Popular pela Escola Trupetralha e em mágica pelo Centro Cultural de Arte Mágica (Cecam), Rafael é conhecido como o palhaço Sufoco. Para agradar ao público, ele se desdobra em mágico, malabarista, acrobata, músico e equilibrista. Professor do curso técnico de Circo do Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias (Cicalt), núcleo do projeto Valores de Minas (Plug Minas), foi também educador do Teatro Universitário (T.U.). Em paralelo ao trabalho de educador e pesquisador, criou em 2018 o Circo do Sufoco, dando continuidade ao seu trabalho cênico-circense.

SERVIÇOS:
Férias no CCBB
João-de-Barros

Com Charles Valadares

Sábado, dia 11, às 11h

Duração: 1h00

Sufoco

Com Circo do Sufoco – Rafael Mourão

Sábado, dia 18, às 11h

Duração: 1h00

Local: CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
La BH