La Notícia

Dicas para não cair em golpes na hora da compra de um imóvel em BH

Se você está pensando em comprar um imóvel, fique atento para não cair em fraudes por aí.

Transações imobiliárias costumam ser altas e envolvem milhares de reais, como você bem deve saber. A compra de imóveis em BH, por si só, já chama atenção por conta do alto valor em jogo na negociação, por isso, sempre que procurar por casas ou apartamentos à venda, é preciso ficar muito atento às ofertas e, principalmente, aos negociantes. Para lhe ajudar com esta questão importante, preparamos um guia prático com algumas dicas para que você presente atenção e não caia em golpes.

CONHECENDO DE PERTO A IMOBILIÁRIA: Se você ainda não tem uma imobiliária ou corretor de imóveis parceiro, busque saber mais sobre as empresas disponíveis na sua região, antes de visita-las. Uma boa saída é fazer uma busca no site do CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis – do estado e conferir se os dados da pessoa ou da empresa que você está buscando para lhe assessorar, na compra de imóveis ou na oferta de apartamentos à venda em BH, estão registrados.

Procurar por casas à venda em BH é, sem dúvidas uma tarefa que requer um certo grau de confiança, e seguindo a dica que mostramos acima, certamente você não irá cair no famoso Golpe do Porteiro, onde o criminoso pesquisa por imóveis cuja chave da porta esteja na portaria do prédio, levando o comprador para conhecer o local com toda a tranquilidade do mundo. Assim que a visita é encerrada, com o interesse do cliente de fechar negócio, o farsante solicita um depósito financeiro, alegando que o cheque caução irá servir como garantia de reserva. Quando o encontro é encerrado, o criminoso saca o valor do cheque e desaparece.

VALORES DE VENDA MUITO BAIXOS: A pesquisa pelo imóvel ideal é sempre necessária, uma vez que ela ajuda a dar uma noção básica do valor de mercado das casas ou apartamentos à venda, localizados na região onde você deseja investir. Sempre que, nas buscas, surgirem imóveis com preços muito abaixo da média daqueles que você já acessou, desconfie. Para não ter dúvida sobre a “falsa oferta” não deixe de conversar com um corretor de imóvel de sua confiança, para que o mesmo possa ajudar a tirar conclusões sobre o local e entender se o negócio é bom mesmo ou é uma cilada.

VISITE O CARTÓRIO PARA NÃO TER PROBLEMAS: Os crimes de falsificação de documentos estão cada vez mais tecnológicos e “perfeitos”, por assim dizer. Atualmente, é possível deixar um documento falso muito idêntico ao original, tornando a interpretação e identificação de uma pessoa leiga no assunto, praticamente impossível, mas existe uma saída segura. Em uma visita ao cartório, é possível visualizar as certidões do imóvel e confirmar se os documentos entregues pelo negociante são verdadeiros, além de poder solicitar a certidão negativa sobre o ônus da casa ou apartamento que você está interessado, antes de assinar o contrato de compra. Este documento permite que você se assegure de que o imóvel não possui nenhum débito, e sua situação é regular.

CONHEÇA O IMÓVEL ANTES DE ASSINAR O CONTRATO DE COMPRA: Outro crime muito comum no Brasil, que ganhou espaço no mercado imobiliário nos últimos anos, é o de imóveis fantasmas, em que pessoas interessadas em comprar casas e apartamentos assinavam o contrato de venda de imóveis com características diferentes daquelas que foram apresentadas pelo corretor anteriormente ou até mesmo inexistentes. A dica aqui, além é claro da vista ao imóvel antes de fechar negócio, é conferir se o que o local oferece, está de acordo com as certidões obtidas em cartório. Caso haja qualquer irregularidade, mesmo que pequena, é necessário reavaliar a sua compra e conversar com o seu advogado para saber o que pode ser feito em relação à situação.

A HORA CERTA PARA REGISTRAR O IMÓVEL: Pode parecer loucura, mas não é, acredite. Existe uma fraude que se caso duas pessoas comprarem o mesmo imóvel ao mesmo tempo, o proprietário legal da casa ou apartamento à venda, será o primeiro que registrar o imóvel em cartório. Por mais bizarro que este golpe possa parecer, é preciso ficar atento e ir ao cartório o quanto antes, após a compra, registrar e assinar os documentos do local.

Também vale prestar atenção às taxas praticadas pelo cartório, porque apesar de não serem tão baratas, elas garantem a certeza de que você está fazendo a coisa certa e a segurança do imóvel que agora está sob sua posse total.

SEGURANÇA TOTAL EM PRIMEIRO LUGAR: Sempre que pensar em comprar casas ou imóveis, pense que além de não ser tão simples quanto parece, é preciso ficar ligado em qualquer tipo de problema, pois esta é uma venda que envolve muito capital e precisa ser avaliada bem de perto, nos mínimos detalhes. Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, deixe seu comentário neste artigo. E se não quiser perder nenhuma novidade, não deixe de nos seguir nas redes sociais.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
La BH