La Notícia

A transição das raspadinhas para o mundo online e como os esportes têm enriquecido as suas temáticas

Embora os esportes sejam uma ótima forma de se manter saudável, por meio da prática de atividades físicas, seus benefícios não param por aí. Desde seu surgimento, as modalidades esportivas também são uma forma de divertimento tanto para quem pratica quanto para quem assiste.

Por exercerem fascínio sobre as pessoas, os esportes são muito utilizados como temática em diferentes tipos de entretenimento, como é o caso das raspadinhas. Confira mais informações neste artigo.

Fonte: Unsplash

O surgimento das raspadinhas e sua popularização

As raspadinhas são uma forma de divertimento que já existe desde a década de 1960, quando eram vendidas principalmente em loterias. Trata-se de um papel que contém um revestimento que é preciso raspar para revelar se algum prêmio está ali escondido. Com a sua evolução ao longo do tempo, diferentes temáticas foram se associando a essa forma de entretenimento, dentre elas algumas ligadas à Harley Davidson, famosa fabricante de motos, e à Marvel Comics, empresa renomada por suas histórias em quadrinhos.

Com o tempo, as raspadinhas se popularizaram em todo o mundo, sendo atualmente vendidas inclusive por companhias aéreas durante os voos. Esse é o caso, por exemplo, da Ryanair, empresa famosa por seus voos de baixo custo no continente europeu e que recentemente se tornou a maior companhia aérea europeia em número de passageiros. As raspadinhas vendidas pelos comissários de bordo desta empresa, cujos prêmios podem chegar a 1 milhão de euros, ficaram muito conhecidas pelos viajantes e são ideais para que os turistas se divirtam durante o trajeto de um lugar para o outro.

Além disso, outra empresa que também já utilizou as raspadinhas como forma de promover sua marca foi a Saraiva. A rede brasileira de livrarias, para comemorar seus 105 anos, no ano de 2019, lançou uma promoção que previa a distribuição de raspadinhas aos consumidores de suas lojas, com premiações que equivaliam a descontos que podiam chegar a R$ 300 em vales-presentes.

No entanto, apesar de as raspadinhas de papel ainda serem usadas e fazerem muito sucesso, elas acabaram também evoluindo para o mundo online. Com isso, as pessoas conseguem atualmente jogar a raspadinha sem sair das suas casas e com temáticas ainda mais variadas.

A temática esportiva nas raspadinhas online

Fonte: Pixabay

Dentre as inúmeras temáticas das raspadinhas, uma das que mais se destacam é a esportiva, que é elaborada visando atrair os fãs de esportes. O futebol, por exemplo, é uma das modalidades que não poderiam deixar de ser associadas a essa forma de diversão. A Copa do Mundo, maior evento mundial deste esporte e que acontecerá novamente no ano de 2022 no Catar, é uma das temáticas que podem ser encontradas em uma raspadinha online disponibilizada pela Royal Panda, plataforma que oferece produtos e serviços do gênero. A raspadinha Scratch’n’Go World Cup contém alguns dos maiores times a jogar esse campeonato e o objetivo é encontrar três chuteiras douradas para concorrer ao prêmio em dinheiro. As corridas de cavalos, esporte também conhecido como turfe e um dos mais populares do mundo, cujos cavalos mais valiosos podem chegar a valer 200 milhões de euros, também são representadas nas raspadinhas por meio do jogo Scratch ‘N’ Go The Grand National Race of Champions, cujo objetivo é combinar três símbolos iguais para obter a premiação.

Além disso, o críquete também é um esporte que ganhou espaço no mundo das raspadinhas. Essa modalidade, não muito comum no Brasil e que lembra muito o beisebol, devido ao uso de uma bola e tacos, inspirou a raspadinha online chamada Cricket Star Scratch, cujo objetivo é combinar três símbolos de jogadores que atuem na mesma posição para ganhar o prêmio, que pode ser multiplicado dependendo da combinação que você faça.

Como vemos, as raspadinhas são um exemplo de um jogo que evoluiu ao longo dos anos e que se adaptou a diferentes tipos de usos, até mesmo promocionais. Além disso, as temáticas diferentes que foram sendo incorporadas neste jogo, principalmente as relacionadas aos esportes, permitiram que ele se tornasse ainda mais popular entre os usuários.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
La BH