La Notícia

Tutorial CapCut: saiba como usar esse editor de vídeo passo a passo

Se você deseja editar vídeos, mas não tem experiências prévias, o CapCut Online é uma excelente alternativa. Com poucos passos, você conseguirá realizar as principais tarefas de edição de mídias.

Diante de um mercado de trabalho competitivo, os profissionais atuais precisam ser multitarefas, agregando diferentes habilidades. Isso é especialmente verdade para quem trabalha diante dos computadores, levando em conta que os arquivos e programas utilizados variam em complexidade.

A edição de materiais audiovisuais se encaixa nessas tarefas exigidas de profissionais completos. Não é preciso que você seja um “expert” na área, desde que possua os conhecimentos básicos e saiba “se virar” quando colocado diante de um desafio. Nesse sentido, alguns programas podem ser muito úteis.

Um deles, sobre o qual vamos explicar hoje, é o CapCut Online. O programa funciona inteiramente online e ajuda editores profissionais e amadores com tarefas de edição de imagem e vídeo. Seja em um contexto profissional ou pessoal, as ferramentas do software são recomendadas.

O que é o CapCut Online?

O CapCut Online é um editor de vídeos que pode ser acessado diretamente do navegador de internet de computadores, smartphones e outros dispositivos eletrônicos. Com isso, se dispensa a necessidade de baixar um programa: tudo o que o usuário precisa fazer é enviar ao site as mídias que deseja alterar.

O programa conta com as principais ferramentas de edição de vídeo, como redimensionamento, corte e mescla, inserção de legendas (as quais podem ser detectadas automaticamente), conversão de texto para voz, entre outros. Algumas das funcionalidades do CapCut Online contam com tecnologias de IA.

Isso é mais facilmente observado na ferramenta de inserção de legenda, a qual é capaz de detectar o que está sendo falado no vídeo, seja na letra de uma música ou através da voz. É possível também, caso prefira, inserir as legendas manualmente, o que permite uma maior customização dos resultados.

Tutorial: como usar o CapCut em 7 passos

1 – Crie uma conta no site

O primeiro passo para usar o CapCut é acessar o site do editor de vídeo online grátis e fazer o login. Para aqueles que estão usando o programa pela primeira vez, será necessário criar uma conta. De maneira opcional, você pode conectar o CapCut Online a uma rede social já existente.

As opções incluem o Facebook, o Google e o TikTok. A escolha fica por sua conta, mas mesmo usuários que criam contas “do zero” não precisam inserir muitas informações, somente um endereço de e-mail válido e uma senha de acesso. Em seguida, você já poderá começar a editar vídeos com o CapCut.

2 – Envie os vídeos que deseja editar

O próximo passo consiste no envio dos vídeos que deseja editar. Para isso, você precisará clicar em “criar novo vídeo” e então em “clique para carregar”. De maneira alternativa, é possível também arrastar as mídias que pretende editar, tanto os vídeos quanto os áudios de diversos formatos.

3 – Navegue pelas ferramentas

Em um dos tópicos anteriores nós mencionamos as principais ferramentas do CapCut Online, mas agora poderá vê-las no próprio programa. Na coluna ao lado esquerdo da tela, você encontrará: mídia, biblioteca local, fotos, áudio, texto, legendas, transcrição, stickers, efeitos, transições e filtros.

Naturalmente, cada uma dessas ferramentas faz uma coisa diferente. A função de remover fundo de vídeo, por exemplo, pode ser encontrada assim que enviar um vídeo para a linha do tempo, no centro da janela. O mesmo vale para as ferramentas de inteligência artificial e velocidade do vídeo.

4 – Não se preocupe se precisar parar na metade da edição

Uma das características mais interessantes do CapCut Online é o fato de que ele salva as mídias enviadas e projetos inacabados. Isso significa que, caso precise parar uma edição pela metade, a próxima vez que abrir o site encontrará os trabalhos anteriores na janela na opção de “rascunhos”.

5 – Inspire-se em outros vídeos

Esse passo não é explicitamente necessário para que use o CapCut Online, mas ele com certeza irá melhorar a sua experiência com o programa. Antes de começar a editar, procure por vídeos de teor similar no Youtube, X ou outra rede social e perceba quais efeitos foram utilizados por quem os criou.

A partir da percepção desses elementos de edição de vídeo, você saberá exatamente o que procurar ao abrir o CapCut Online. Isso vale inclusive para os momentos em que queira apenas aprender a editar, já que o programa conta com vídeos gratuitos ao selecionar a opção “biblioteca local”.

6 – Salve o vídeo editado

Assim que você concluir as edições com o CapCut Online, basta selecionar o botão “exportar”, no canto superior direito da janela. O programa permitirá que baixe o vídeo no computador ou o envie para o Facebook ou TikTok, conforme as opções de login que selecionou ao criar a sua conta.

Ao clicar em “baixar”, o resultado da sua edição será salvo automaticamente na pasta de downloads do navegador. Caso prefira, é possível selecionar outro lugar para o salvamento do vídeo. De toda forma, o rascunho anterior continuará salvo, caso necessite fazer novas edições após a exportação.

7 – Publique o resultado

Por fim, o último passo é a publicação dos resultados da sua edição. Essa dica também varia de acordo com os seus propósitos, mas o Youtube é sempre uma boa alternativa. Com o vídeo publicado, você poderá inspirar outros a começarem a editar utilizando o CapCut Online e suas ferramentas.

Por que o CapCut Online é recomendado?

O primeiro motivo pelo qual o CapCut Online é recomendado é a sua conveniência. Como falamos antes, o fato de que você não precisa baixar e instalar um programa no computador ou smartphone elimina as chances de que o software não seja compatível. A velocidade da edição também aumenta.

Em segundo lugar, você pode editar os vídeos de qualquer lugar, incluindo os rascunhos, que ficam salvos na sua conta. Para quem trabalha fora de casa e nem sempre têm acesso à mesma máquina, isso poupa tempo e facilita para que realize projetos independentemente de onde esteja.

Como terceiro motivo, é interessante destacarmos a facilidade de uso do CapCut Online para quem nunca mexeu com edição de vídeos. Mesmo sem a ajuda deste tutorial, um novo usuário é capaz de encontrar todas as ferramentas do programa, graças à interface intuitiva do site.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a utilização das ferramentas do CapCut Online, uma dica valiosa é: explore! Nenhuma das possibilidades do programa irá modificar ou eliminar seus arquivos originais, de modo que não existe mal algum em aprender por conta própria, entre tentativas e erros. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Famosos
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments