La Notícia

Quem vai vencer o Fifa The Best? Premiação acontece em janeiro

Reprodução

O Fifa The Best, prêmio concedido pela entidade máxima do futebol ao melhor jogador da temporada, vai acontecer no dia 15 de janeiro. E muita gente se surpreendeu com a indicação dos três finalistas. Mas, desde que a lista foi divulgada, as principais casas de apostas do mundo têm fervilhado de torcedores tentando acertar o vencedor.

Haaland, Messi e Mbappé são os três indicados ao prêmio. Mas o que pegou muitos torcedores de surpresa é o fato de que o período de avaliação do Fifa The Best não abrange a Copa do Mundo de 2022.

Dessa forma, tanto Messi quanto Mbappé perdem seu principal argumento para a indicação, uma vez que ambos tiveram uma excelente participação no Catar, mas não se destacaram tanto no restante da temporada.

Já o norueguês Erling Haaland foi muito consistente durante esse período, conseguindo títulos importantes com o Manchester City e anotando muitos gols. Vale destacar que ele foi artilheiro – e campeão – da Premier League e da Liga dos Campeões.

Na Bola de Ouro, concedida em outubro deste ano, Messi acabou sendo o grande vencedor, conquistando seu oitavo troféu. No entanto, a premiação da France Football considerava a Copa do Mundo em seu período de avaliação.

Agora, com o critério adotado pela Fifa, a indicação de Messi e Mbappé soa um pouco estranha. Com isso, Haaland parece ser o grande favorito, mas a verdade é que nem tudo é tão simples quanto parece.

Critérios do Fifa The Best


A imprevisibilidade do Fifa The Best ocorre justamente porque não há critérios objetivos, além de que a votação não é feita apenas por especialistas.

Os votos são colhidos dos capitães e treinadores das seleções filiadas à Fifa, além de um jornalista de cada uma dessas federações e do público em geral, que pode escolher seus favoritos no site da entidade.

Ou seja, acabam entrando aí outros fatores como amizade, nacionalidade e até a popularidade dos atletas indicados – e o futebol apresentado ao longo da temporada acaba ficando em segundo plano.

Vejamos, portanto, quem vencerá a premiação da temporada 2022/2023. Não há dúvidas de que os três indicados são jogadores excepcionais, mas, analisando de forma criteriosa, há mais motivos para que Haaland vença a premiação pela primeira vez em sua carreira.

Tanto ele quanto Mbappé, aliás, são dois dos jogadores mais destacados da atual geração e, sem dúvidas, ainda terão outras oportunidades para conquistar o Fifa The Best e a Bola de Ouro.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Esportes
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments