Saiba o que Pedrinho vai fazer após comprar grande concorrente - La Notícia
La Notícia

Saiba o que Pedrinho vai fazer após comprar grande concorrente

Pedrinho comprou um grande concorrente em Minas Gerais e já sabe o que vai fazer com suas novas lojas.

Gustavo Aleixo - Cruzeiro

Um dos maiores empresários do estado, Pedrinho, dono dos Supermercados BH e do Cruzeiro, surpreendeu o mercado ao comprar um grande concorrente, anunciado na última sexta-feira. Pagou mais de R$ 700 milhões por uma outra grande rede de supermercados, presente em várias cidades do interior de Minas Gerais.

Nesta quarta-feira, 12, foi anunciado que todas as unidades compradas agora deixarão de ter o nome Bretas para integrarem a rede Supermercados BH.

Ao todo sã 54 lojas do mercado, mas uma importante compra associada à negociação são os oito centros de distribuição que a rede têm. Elas são de vital importância para o negócio por que agilizam, e barateiam, toda a operação.

Com menos custo de transporte e armazenagem, os produtos acabam chegando aos destinos finais com preços mais competitivos, o que aumenta a margem de lucro e os deixa mais atrativos para o consumidor.

Negociação e Pedrinho e o Bretas

A compra ainda precisará ser analisada e aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Isso é comum em grandes negócios e serve para garantir ao consumidor que grande empresas não vão tomar  monopólio do setor.

Reprodução

A venda da chocolates Garoto para a Nestlé, por exemplo, ficou travada por quase 20 anos pelo Cade considerar que a junção das companhias, em 2004, segunda e terceira marcas mais vendidas e chocolate, criaria um monopólio.

Bretas antes de Pedrinho

Reprodução

Com quase 50 anos de história, a rede de supermercados viveu altos. baixos. Em 2010 foi comprada por um grupo chileno, Cencosud, por R$ 1,35 bilhão, quase o dobro do valor vendido agora, de R$ 716 milhões.

Na cidades menores, consumidores já vinham notando uma diferença no mi e produtos oferecidos aos clientes, com diversas prateleiras mais vazias do que convencional para o mercado. A rede passou a sofrer com a chegada de concorrente de “atacarejo” no interior, mercados que oferecem produtos com preço de atacado e de varejo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments