Polêmicas

Globo é condenada a indenizar vítima de pegadinha de Huck; ele morreu

A TV Globo foi condenada a indenizar um participante involuntário de uma pegadinha do programa de Luciano Huck.

Urgente: Fátima Bernardes detona Bolsonaro ao vivo na Globo e o associa a crime nesta quarta; veja aqui

Em 2013 Ricardo José Rímola andava pela rua quando foi abordado por um ator que dizia que uma caneta tinha estourado no bolso de sua camisa. Como ele alegava ter uma entrevista de emprego, pediu que Ricardo trocasse com ele.

O homem se recusou e foi embora. Caso tivesse aceitado, Luciano Huck apareceria e teria lhe dado um valor 1000 vezes maior do que as moedas que estivesse no bolso.

Mesmo assim, após se afastar, dois produtores do programa o pararam e explicaram a situação. Pediram que ele concedesse uma autorização de uso de imagem e Ricardo negou.

Leia também: Luciano Huck ataca Bolsonaro e é criticado por internautas pró e contra pelo que falou; veja o que ele disse

A Globo decidiu exibir a participação dele mesmo assim, o que teria lhe causado um grande transtorno, já que passou a ser zoado na faculdade que dava aula.

Em resposta Ricardo decidiu processar a Globo e Luciano Huck. Apesar dele ter morrido em 2015, a decisão saiu agora e o juiz garantiu uma quantia de R$ 30 mil atualizada por correção monetária.

Leia também: Globo constrange Faustão ao vivo e web detona o canal pelo motivo; veja aqui

“A Rede Globo fez uso da imagem do autor sem seu devido consentimento. Tal fato, por si só, já se caracteriza como reprovável, pois nem todas as pessoas desejam participar de quadros televisivos em cadeia nacional”, escreveu o juiz.

Em sua defesa, a Globo disse que o uso da imagem de Ricardo não tinha fins comerciais, o que o juiz considerou improcedente:

Leia também: Dançarina do Faustão posta foto com vibrador muito grande aparecendo; veja foto

“A alegação de que a exibição não tinha fins comerciais não merece prosperar. Qualquer programa a ser exibido por uma emissora de televisão tem por fim alcançar o maior índice de audiência possível, pois quanto maior a audiência”.

Me siga no Instagram, veja aqui.

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é um dos jornalistas mais lidos de MG. Criou os sites Moon BH, La Notícia, The Política e tem parcerias com Estado de Minas, Portal Uai e Correio Braziliense. Já foi editor do BHAZ e head na Itatiaia.

Ver Comentários

  • A busca da Globo por situações que atraiam a atenção do público através do sensacionalismo barato (no caso, exibir a suposta falta de empatia do autor da ação quando da pegadinha) só não superou a apelação do título dessa notícia. "Ele morreu" no contexto da ocorrência noticiada é de um engodo que beira à fraude jornalística.

  • Chamar a Globo de Globolixo é quase uma ofensa ao lixeiro. A rede Globo age como psicopatas querem manipular pessoas, sao mentirosos e enganadores.

    • Amigo, muito cuidado. Você pode, sem querer, estar ofendendo os garis, zeladores do espaço público, assim como os coletores de recicláveis. Nenhum deles é lixeiro.

      Dizer que a Globo é um lixo, chamando de Globolixo, não passa de opinião pessoal. Quem disse pode até correr o risco de responder a um processo, mas acho inviável um magistrado dar ganho de causa pra Globo neste caso.

      • Klaus agora voce me assustou. De acordo com o dicionario a definição de lixeiro é o "encarregado de recolher lixo nas residencias." Isso mudou? Zeladores de espaço publico e coletores de reciclaveis podem atuar sim como lixeiros mas nao necessariamente. Pelo que me consta ser lixeiro nao diminue ninguem. A profissao é tao importante que se nao for feita o resultado aparece em horas. Se for o caso de nomenclatura nenhuma ofensa aqui a quem quer que seja, apenas a preservacao daqueles que trabalham pela limpeza publica que zelam pelo bem da cidade. A Rede Globo, por outro lado age como manipuladora, é tendenciosa, deforma a opiniao publica, e faz um desserviço social a partir do momento que estimula valores que atacam a familia, a sociedade e a nacao. Pior do que o lixo pois faz mal sem poder ser recolhido.

        • Amigo, essa é uma definição informal de lixeiro. Esse tipo de definição pode variar de acordo com a cultura praticada em cada região. Me perdoe o susto, mas vou tentar me explicar.

          DEFINIÇÃO FORMAL DE LIXEIRO:
          LIXO + EIRO = LIXEIRO
          É a somatória das duas definições.
          LIXO = qualquer material ou detrito, sem valor ou inútil, que se joga fora.
          EIRO = aquele(a) que se ocupa de.

          Utilizando-se da razão, o significado de LIXEIRO é, de fato:
          "aquele(a) que se ocupa de lixo" ou "aquele(a) que tem por ocupação o lixo"

          Isso não existe. A ocupação do sujeito é limpeza, não lixo. Ele pode, por exemplo, aplicar um produto na janela que evite o acúmulo de poeira. Não teve lixo envolvido, apenas a prevenção dele. Dá pra entender agora porque eu disse que possivelmente você, sem querer, estaria ofendendo essas profissões? No caso, limitando suas atribuições ao lixo.

          Só pra esclarecer, não estou me opondo à opinião relativa à Globo. Pelo contrário, partilho de boa parte dela. Inclusive, ratifico que a Globo é pior que lixo e ainda adiciono que lixo é tão ruim que pode inclusive ofender se associado a quem trabalha com ele: os garis e sucateiros.

          Observação: o sucateiro, ou coletor de recicláveis, também não é lixeiro. A pesar da sucata ser tratada como lixo, na maioria das vezes, a ocupação do sucateiro é a coleta e transporte de materiais para reutilização, e não o lixo propriamente dito, que é descartado em definitivo, pois não tem valor ou é inútil. Lembrando: um reciclável ainda tem utilidade: vai ser utilizado novamente para a mesma ou outra finalidade. Tem valor objetivo.

          Em uma analogia simples: não seria extremamente ofensivo chamar um policial, que tem como atribuição de sua função a segurança pública, de assassino, só porque matou um bandido no exercício da profissão?

          A minha intenção era apenas chamar atenção para como você está expondo a sua opinião. Não quis ofender, só queria ajudar você a perceber que aquela opinião, emitida como foi, pode ofender as profissões mencionadas anteriormente.

          Estou perdoado? Tenho razão ou estou falando bobagem?

          Vamos passar a chamar os supostos "lixeiros" de "limpeiros"? Faz mais sentido: a ocupação deles é limpeza no final das contas. Ou melhor, chama pelo nome oficial de Zelador ou Sucateiro.

          CULTURA TRADICIONAL:
          O termo "gari" na realidade é uma homenagem abrasileirada (o sobrenome) ao primeiro prestador do serviço de limpeza urbana do Brasil, na época do império ainda: Pedro Aleixo Gary.

  • Se o cara tivesse um bom coraçao, teria ganhado uma boa grana e não teria depois de morto ,revelada sua fraqueza espiritual. A vida passa , as ações permanecem!

    • Mano, quem é você pra julgar o falecido? Fosse ele de bom coração ou não, jamais poderia ser obrigado a participar da pegadinha. Ainda teve sua imagem usada sem sua permissão, sofrendo constrangimento em decorrência da atitude da rede Globo.

      É um caso semelhante a alguém publicar um vídeo seu tendo um acidente digestivo... Alguém pode dizer se você tem bom ou mau coração por conta disso? Não. Mesmo assim você vai passar constrangimento. E olha que você pode muito bem ter escolhido evacuar em público.

    • O cara não está aqui pra se defender e não cabe à nenhum de nós fazer algum juízo de valor sobre a pessoa dele baseado em algo que não sabemos o por que de ele ter agido como agiu.

  • Muito pior do que o que o Huck e a Globo fizeram, é você colocar um título distorcido na matéria, com o intuito de confundir e fazer o leitor pensar que o homem morreu em consequência de uma pegadinha, o que não é verdade.

Publicado por
Fhilipe Pelájjio