La BH

Dicas para não cair em golpes na hora da compra de um imóvel em BH

Transações imobiliárias costumam ser altas e envolvem milhares de reais, como você bem deve saber. A compra de imóveis em BH, por si só, já chama atenção por conta do alto valor em jogo na negociação, por isso, sempre que procurar por casas ou apartamentos à venda, é preciso ficar muito atento às ofertas e, principalmente, aos negociantes. Para lhe ajudar com esta questão importante, preparamos um guia prático com algumas dicas para que você presente atenção e não caia em golpes.

CONHECENDO DE PERTO A IMOBILIÁRIA: Se você ainda não tem uma imobiliária ou corretor de imóveis parceiro, busque saber mais sobre as empresas disponíveis na sua região, antes de visita-las. Uma boa saída é fazer uma busca no site do CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis – do estado e conferir se os dados da pessoa ou da empresa que você está buscando para lhe assessorar, na compra de imóveis ou na oferta de apartamentos à venda em BH, estão registrados.

Procurar por casas à venda em BH é, sem dúvidas uma tarefa que requer um certo grau de confiança, e seguindo a dica que mostramos acima, certamente você não irá cair no famoso Golpe do Porteiro, onde o criminoso pesquisa por imóveis cuja chave da porta esteja na portaria do prédio, levando o comprador para conhecer o local com toda a tranquilidade do mundo. Assim que a visita é encerrada, com o interesse do cliente de fechar negócio, o farsante solicita um depósito financeiro, alegando que o cheque caução irá servir como garantia de reserva. Quando o encontro é encerrado, o criminoso saca o valor do cheque e desaparece.

VALORES DE VENDA MUITO BAIXOS: A pesquisa pelo imóvel ideal é sempre necessária, uma vez que ela ajuda a dar uma noção básica do valor de mercado das casas ou apartamentos à venda, localizados na região onde você deseja investir. Sempre que, nas buscas, surgirem imóveis com preços muito abaixo da média daqueles que você já acessou, desconfie. Para não ter dúvida sobre a “falsa oferta” não deixe de conversar com um corretor de imóvel de sua confiança, para que o mesmo possa ajudar a tirar conclusões sobre o local e entender se o negócio é bom mesmo ou é uma cilada.

VISITE O CARTÓRIO PARA NÃO TER PROBLEMAS: Os crimes de falsificação de documentos estão cada vez mais tecnológicos e “perfeitos”, por assim dizer. Atualmente, é possível deixar um documento falso muito idêntico ao original, tornando a interpretação e identificação de uma pessoa leiga no assunto, praticamente impossível, mas existe uma saída segura. Em uma visita ao cartório, é possível visualizar as certidões do imóvel e confirmar se os documentos entregues pelo negociante são verdadeiros, além de poder solicitar a certidão negativa sobre o ônus da casa ou apartamento que você está interessado, antes de assinar o contrato de compra. Este documento permite que você se assegure de que o imóvel não possui nenhum débito, e sua situação é regular.

CONHEÇA O IMÓVEL ANTES DE ASSINAR O CONTRATO DE COMPRA: Outro crime muito comum no Brasil, que ganhou espaço no mercado imobiliário nos últimos anos, é o de imóveis fantasmas, em que pessoas interessadas em comprar casas e apartamentos assinavam o contrato de venda de imóveis com características diferentes daquelas que foram apresentadas pelo corretor anteriormente ou até mesmo inexistentes. A dica aqui, além é claro da vista ao imóvel antes de fechar negócio, é conferir se o que o local oferece, está de acordo com as certidões obtidas em cartório. Caso haja qualquer irregularidade, mesmo que pequena, é necessário reavaliar a sua compra e conversar com o seu advogado para saber o que pode ser feito em relação à situação.

A HORA CERTA PARA REGISTRAR O IMÓVEL: Pode parecer loucura, mas não é, acredite. Existe uma fraude que se caso duas pessoas comprarem o mesmo imóvel ao mesmo tempo, o proprietário legal da casa ou apartamento à venda, será o primeiro que registrar o imóvel em cartório. Por mais bizarro que este golpe possa parecer, é preciso ficar atento e ir ao cartório o quanto antes, após a compra, registrar e assinar os documentos do local.

Também vale prestar atenção às taxas praticadas pelo cartório, porque apesar de não serem tão baratas, elas garantem a certeza de que você está fazendo a coisa certa e a segurança do imóvel que agora está sob sua posse total.

SEGURANÇA TOTAL EM PRIMEIRO LUGAR: Sempre que pensar em comprar casas ou imóveis, pense que além de não ser tão simples quanto parece, é preciso ficar ligado em qualquer tipo de problema, pois esta é uma venda que envolve muito capital e precisa ser avaliada bem de perto, nos mínimos detalhes. Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, deixe seu comentário neste artigo. E se não quiser perder nenhuma novidade, não deixe de nos seguir nas redes sociais.

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é um dos jornalistas mais lidos de MG. Criou os sites Moon BH, La Notícia, The Política e tem parcerias com Estado de Minas, Portal Uai e Correio Braziliense. Já foi editor do BHAZ e head na Itatiaia.

Ver Comentários