O apresentador do BBB 23 Tadeu Schmidt pareceu bem animado com a estreia do programa na noite desta segunda-feira, 16, quando recebeu e conversou ao vivo com os participantes da casa mais vigiada do país, mas nem tudo foi flores no primeiro programa da edição.
É que logo após o fim da atração Tadeu Schmidt recebeu uma péssima notícia da Globo: o programa registrou a menor audiência de todas as estreias, dentre todas as edições até hoje.
A pior estreia de todos os tempos rendeu para a emissora 22,4 pontos de audiência, representando 40,7% de share (4 em cada 10 aparelhos ligados no horário estavam sintonizados na Globo).
No mesmo horário o SBT marca 4,5 pontos e a Record 4,4. Band ficou com 1,1 ponto.
Dois fatores ajudam a explicar o mau desempenho do BBB 23: o primeiro é que ele recebeu da novela Travessia, que é um fracasso de audiência e de público. Na TV, quando o programa anterior vai mal, o subsequente tende a ir mal também. O segundo motivo é que a edição está repleta de famosos, mas que são anônimos.
Depois de duas edições em que os famosos agiram como plantas por medo de serem cancelados se entrassem em polêmicas, a emissora decidiu colocar gente que não é tão conhecida assim e que, portanto, não tem tanto a perder.
Saiu agora: Tadeu Schmidt cita humilhação de Renata Lo Prete na Globo e ela rebate
Ao longo dos anos a Globo viu o BBB ter altos e baixos. A primeira edição contou com 48,7 pontos na edição de estreia, mas o BBB 2 caiu para 28,3 pontos, subindo para 37,0 pontos no BBB 3.
Desde a edição 19, porém, o programa vinha registrando alta: BBB19 – 23 pontos; BBB20 – 25 pontos; BBB21 –27 pontos; BBB22 – 28 pontos. Agora resta saber como o programa de Tadeu Schmidt vai performar neste ano. Foram vendidos R$ 1 bilhão em patrocínios.