Polêmicas

O que significa quadro irreversível de Paulo Gustavo: ele não vai curar

Os médicos que cuidam do ator Paulo Gustavo anunciaram novo boletim médico afirmando que o quadro do ator é irreversível. Atualização: confirmada morte de Paulo Gustavo; veja aqui.

“Após a constatação da embolia gasosa disseminada ocorrida no último domingo, em decorrência de fístula brônquio-venosa, o estado de saúde do paciente vem deteriorando de forma importante. Apesar da irreversibilidade do quadro, o paciente ainda se encontra com sinais vitais presentes”, diz o boletim médico.

A BBC fez uma matéria explicando o que é a doença que acometeu Paulo Gustavo.

“Na embolia gasosa, bolhas de ar vão para dentro do sistema circulatório, obstruem a circulação, e levam a região a uma deficiência de oxigenação, que é fundamental para as células, para elas se manterem vivas”, explicou o médico José Albani de Carvalho.

Diferente das embolias por trombos, a gasosa não tem nenhum remédio e geralmente é tratada curando a fissura.

“O tratamento seria a correção dessa fístula, mas muitas vezes precisa ser cirúrgica, e muitas vezes os pacientes não têm condições de passar por esse procedimento, porque estão instáveis, com ventilador mecânico, circulação extracorpórea, aí não tem como parar esses dispositivos para fazer correção dessa fístula.”.

Explica ainda que caso se espalhe para órgãos importantes, como o cérebro, são atingidos, as chances de morte aumentam:

“Se tem disseminação para pulmão, coração e, principalmente, cérebro, aumenta muito a mortalidade.”

Segundo o boletim médico, não há chances do ator se curar da embolia.

Leia também: Saiba quanto Fiuk recebia de salário na Globo; veja aqui

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é um dos jornalistas mais lidos de MG. Criou os sites Moon BH, La Notícia, The Política e tem parcerias com Estado de Minas, Portal Uai e Correio Braziliense. Já foi editor do BHAZ e head na Itatiaia.

Publicado por
Fhilipe Pelájjio