Polêmicas

O emergir do esporte japonês após a pandemia

Dê uma olhada no quadro final de medalhas das Olimpíadas de 2024 e você notará algo interessante: em terceiro lugar está o Japão, agora uma potência esportiva que conseguiu manter a classificação entre os três primeiros tal como quando sediou os Jogos afetados pela Covid, três anos atrás.

A recuperação do trauma da pandemia tem sido uma história esportiva inspiradora. O alto resultado do país em 2021 foi a primeira vez que o Japão entrou no top três olímpico, e o desempenho deste ano foi igualmente impressionante.

Mas não é só nas Olimpíadas que as estrelas esportivas japonesas estão brilhando. Este artigo analisa várias disciplinas de atletismo em que o país está alcançando algumas de suas melhores performances de todos os tempos.

Beisebol feminino

A vitória do Japão nas Copa do Mundo de Beisebol Feminino 2024 é um feito extraordinário! Apesar da avaliação humilde de Risa Nakashima, as estatísticas mostram claramente as marcas registradas de um time de ponta.

A escalação do Japão consistentemente chegou à base e capitalizou as oportunidades de pontuação. Seu corpo de arremessadores foi dominante, limitando as chances de pontuação dos oponentes. E sua defesa foi eficiente, minimizando erros e prevenindo corridas.

A destaque individual Miu Shiraishi liderou o torneio em hits e porcentagem de on-base, o que lhe rendeu o prêmio de MVP. Sena Catterall, do Canadá, também impressionou com seu desempenho, rivalizando com Shiraishi em hits e liderando em bases roubadas e corridas marcadas, mas a última superou por pouco.

Enquanto os EUA tiveram um desempenho respeitável, os números superiores do Japão em todos os aspectos significam que eles agora são os líderes do beisebol mundial.

Olimpíadas

O Japão teve um grande desafio para manter sua excelente exibição em casa de 2020, ou 2021 após o reagendamento da pandemia. Seu terceiro lugar foi a melhor exibição de sempre do país, mas a versão de 2024 passou com louvor ao repetir o feito.

O Japão conquistou excelentes 20 medalhas de ouro, atrás apenas dos Estados Unidos e da China e, embora tenham ficado sete a menos que a contagem de Tóquio , os especialistas ainda elogiaram o espírito e o esforço do Japão em superar um grupo sem dúvida mais difícil.

A luta livre provou ser uma mina de ouro para a equipe, com oito medalhas de ouro conquistadas somente nesta disciplina. Desempenhos notáveis vieram de Kagami Yūka (estilo livre feminino 76kg), Kiyooka Kōtarō (estilo livre masculino 65kg) e Motoki Sakura (estilo livre feminino 62kg), que garantiram medalhas de ouro em suas respectivas categorias de peso.

Outras performances de destaque incluíram o ouro de Kitaguchi Haruka no lançamento de dardo feminino , a vitória de Yuasa Ami no breaking e os múltiplos ouros de Oka Shinnosuke na ginástica. O Japão também se destacou em eventos de equipe, ganhando ouro em esgrima e ginástica.

Eles podem repetir o feito em 2028? O tempo dirá, mas, do jeito que está, o ‘Time Japão’ tem muito ímpeto.

Futebol masculino

A seleção japonesa de futebol nunca foi considerada uma grande ameaça ao maior time do mundo, mas a Copa do Mundo de 2022 mudou isso.

Apostar nos Samurais Azuis para derrotar a Espanha e o Japão na fase de grupos teria sido rotulado como um caso de jogo compulsivo por muitos especialistas em futebol, mas eles conseguiram e se classificaram para a fase eliminatória contra todas as probabilidades.

O desempenho da equipe na Copa da Ásia de 2024 foi uma decepção, mas eles tiveram um início formidável na qualificação para a Copa do Mundo de 2026, vencendo seis dos seis jogos da fase de grupos até agora.

Alguns especialistas estão apostando que eles somarão vários anos de progresso e surgirão como azarões no torneio.

E-sports

Os e-sports são cada vez mais populares! O Japão, outrora uma força dominante em jogos de console, surgiu como um grande jogador na arena de eSports. Apesar de uma recente mudança regulatória, o cenário de eSports do país experimentou um rápido crescimento, com equipes como Crazy Raccoon, DetonatioN FocusMe , FENNEL, SCARZ e ZETA DIVISION liderando o ataque.

Algumas pessoas podem dizer que os e-sports dificilmente são considerados um esporte, mas o treinamento e o comprometimento dos melhores jogadores devem fazer com que eles se qualifiquem como tal.

Uma tendência notável são os jogos para dispositivos móveis, e jogos para dispositivos móveis como Clash Royale, Brawl Stars e Knives Out ganharam força significativa.

A estabilidade financeira, no entanto, tem sido um desafio para muitas equipes de esports no Japão, mas investimentos recentes e esforços de arrecadação de fundos ajudaram a resolver esse problema. As equipes japonesas estão se tornando mais sustentáveis e capazes de competir no mais alto nível.

O sucesso do Japão em transformar os esportes eletrônicos para dispositivos móveis em um esporte de ponta oferece insights valiosos para outros países, como Índia e China, e em breve poderemos ver um time asiático realmente rivalizar com as superpotências americanas e europeias.

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é um dos jornalistas mais lidos de MG. Criou os sites Moon BH, La Notícia, The Política e tem parcerias com Estado de Minas, Portal Uai e Correio Braziliense. Já foi editor do BHAZ e head na Itatiaia.

Publicado por
Fhilipe Pelájjio