O deputado federal Eros Biondini apresentou nesta quinta-feira, 16, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa atualizar a idade mínima para a ocupação de diversos cargos políticos no Brasil. A proposta é alterar o § 3º do art. 14 da Constituição Federal, reduzindo as idades mínimas.
Caso aprovada, a proposta traria uma redução para os principais cargos eletivos do país, da seguinte forma:
A proposta mantém a exigência mínima de 18 anos para o cargo de vereador.
Se aprovada, a PEC abriria caminho para lideranças políticas mais jovens assumirem protagonismo em cargos de alto escalão, promovendo uma renovação etária na política nacional. Um exemplo seria o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que, aos 28 anos, poderia concorrer à presidência em 2026 caso a mudança seja implementada.
Eros Biondini argumenta que a proposta reflete a evolução do cenário social e político, com jovens cada vez mais preparados para assumir papéis de liderança. Para o parlamentar, a medida incentivará maior participação da juventude no processo democrático e possibilitará uma renovação mais ampla no Congresso Nacional e nos governos estaduais.
“O fenômeno Nikolas Ferreira é a prova viva de que temos jovens capazes de ocupar cargos públicos estratégicos no Brasil. Se aprovada a Pec, o Nikolas, por exemplo, poderia se candidatar ao senado por Minas Gerais ou até mesmo a presidente do Brasil”, explicou ao La Notícia.
Ver Comentários
NiKolas é o pior vírus que já surgiu. Espero que logo encontre a vacina para sua exterminação.
O Brasil é uma fábrica de fazer monstrinhos
tipo o sem dedo
Biondini navega de acordo com a maré, velhaco, mundo novo foi um início interessante, depois eu mesmo vi, que tudo tinha, como plano de fundo, a política!!
Dois vagabundos. O sepulcro caiado da Canção Nova , Era B u n dinha e enrustido crente do Cabana.
Renovação já! Precisamos que no comando tenha pessoas com caráter e integridade.
Renovação já! Precisamos de líderes de caráter e integridade
Perdeu em BH com o Bruno! Só fala para o cercadinho dele, igual o Bolsonaro!
Querem colocar mais um novo monstro na presidência, estão de brincadeira com os cidadãos de bem deste país.