Polêmicas

Globo chama William Bonner para diminuir seu salário

Depois de negociar com grandes nomes do jornalismo, como Sérgio Aguiar, Márcio Canuto, Tino Marcos, entre outros, a Globo agora convocará William Bonner para uma conversa sobre a alteração do seu vínculo empregatício na emissora.

O âncora do Jornal Nacional deve iniciar em breve a sua transição de contrato pelo regime PJ (pessoa jurídica) para CLT (carteira assinada). Há 33 anos o apresentador ganha cerca de R$650 mil mensais, o maior salário entre os jornalistas do canal.

Leia também: Faustão vê sua demissão da Globo como triste e rebaixante; veja o motivo

Na transição entre PJ e CLT, a Globo vem reduzindo em cerca de 40% o salário dos seus funcionários.

Alguns veteranos do setor de jornalismo não estão aceitando os novos números e estão deixando a emissora carioca, como foram os casos de Sérgio Aguiar, Márcio Canuto e Cris Dias.

Por outro lado, Tino Marcos e Marcos Uchôa aceitaram no último mês a sua transição para o regime CLT. Como parte da negociação, teriam combinado um período sabático para descanso.

A negociação entre os jornalistas e a emissora vai além da redução do salário, já que os funcionários CLTs devem arcar com o pagamento de impostos que não eram descontados antes, como INSS e IRPF. Da mesma forma que a emissora deve encontrar um equilíbrio no valor do salário para que o contratado não se torne mais oneroso com os impostos da carteira assinada.

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é um dos jornalistas mais lidos de MG. Criou os sites Moon BH, La Notícia, The Política e tem parcerias com Estado de Minas, Portal Uai e Correio Braziliense. Já foi editor do BHAZ e head na Itatiaia.

Ver Comentários

  • Globolixo, apresentadores lixo. Vão todos se fuder. A concessão desta merda, não será renovada no ano que vem, ou seja, será demissão em massa.

    Bolsonaro 2022.

    • O problema são os parlamentares submissos a Globo. O Presidente quando renova ou não concessões, tem de passar pelo referendo do Congresso.