Polêmicas

Como o coronavírus mudou nossas vidas e como as pessoas transformaram essas mudanças em seu favor

De acordo com o recurso Worldometer.info, no início de dezembro de 2020, o número de casos de infecção pelo coronavírus Covid-19 no mundo já ultrapassava 63 milhões. Cerca de 44 milhões de pessoas se recuperaram e 18 milhões estão em tratamento.

A grande maioria dos países já na primavera aplicou uma série de restrições. Muitas continuam em vigor até hoje. E devido ao início da segunda onda da pandemia, novas medidas estão sendo tomadas. Isso, por sua vez, obrigou milhões de pessoas a mudar seu modo de vida, seus próprios hábitos e, em geral, a se adaptar a novas realidades. Como é que o coronavírus mudou a vida de uma pessoa moderna?

Fechamento de fronteiras, restrições ao movimento dentro dos países e desenvolvimento do turismo doméstico

O World Nomads preparou uma lista abrangente de países com fronteiras fechadas. No momento, viagens ao eles são problemáticas. Uma exceção é se o cidadão estiver voltando de outro país.

Então, no momento as fronteiras estão fechadas:

  • No Caribe: Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, Montserrat, Trinidad e Tobago.
  • Na América do Norte: Canadá, EUA (restrições de entrada e trânsito com algumas condições).
  • Na América do Sul: Havana Francesa, Uruguai, Suriname, Venezuela.
  • Na Europa: Hungria.
  • Na África: Argélia, Angola, Benin, Camarões, Eritreia, Uganda, Madagascar e outros.
  • Na Ásia: Azerbaijão, China, Índia, Mongólia, Coréia do Norte, Tajiquistão, Vietnã e outros.
  • No Oriente Médio: Israel, Arábia Saudita.
  • Na Oceania: Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e outros.

E isso não é tudo. Não é surpreendente que hoje em dia a indústria do turismo esteja passando por momentos extremamente difíceis. O número de destinos turísticos diminuiu significativamente. Mas, ao mesmo tempo, o turismo doméstico em alguns países está crescendo. Além disso, muitos tinham mais tempo para praticar esportes, as pessoas começaram a malhar em casa ou ao ar livre. E, em geral, a atitude em relação à própria saúde tornou-se mais responsável.

Restrições em entretenimento e comércio, aumento da demanda por serviços de entrega domiciliar

Segundo a Wikipedia, em março de 2020, a indústria cinematográfica havia perdido cerca de 2 bilhões de dólares devido ao fechamento dos cinemas. No momento, esse número aumentou significativamente. Os maiores estúdios resolveram adiar o lançamento de filmes até 2021-2022. E em outubro de 2020, a segunda maior rede de cinemas do mundo, Cineworld, fechou seus cinemas.

A situação em outras áreas não é melhor. O negócio do entretenimento está sofrendo perdas colossais. Em alguns países, o governo está tentando apoiar os negócios de alguma forma, mas isso não é suficiente. No restante, os empresários se encontraram em uma situação muito difícil.

As pessoas começaram a passar mais tempo ao ar livre e a fazer piqueniques com os parentes. Para muitos, isso teve até um efeito positivo no orçamento familiar e pessoal porque resultou se em menos gastos com entretenimento.

Transição para trabalho e estudo remotos

A transição gradual para trabalho e estudo remotos começou no início de 2020. No verão, quando a pandemia começou a diminuir, algumas empresas retornaram ao modo anterior. Mas nem todas. A maioria entendeu que a segunda onda começaria no outono e de qualquer forma teriam que voltar para trabalhar e estudar remotamente.

A este respeito, a situação na Suécia é muito indicativa. Como você provavelmente sabe, este país não impôs quarentena estrita. Ao mesmo tempo, os dirigentes de muitas empresas mandaram seus funcionários para trabalhar de casa. Por exemplo, a empresa internacional Beetroot, com filiais em todo o mundo, transferiu para trabalho remoto não apenas funcionários na Suécia, mas também em outros países.

Para instituições de ensino, as medidas dependem da situação. Por exemplo, algumas escolas e universidades podem organizar treinamento remotamente, enquanto outras continuam como antes. E isso pode acontecer na mesma cidade ou região. Claro, a situação assim acontece somente se a decisão sobre uma transição completa para o ensino à distância não for tomada em nível estadual.

Além disso, há vantagens nisso. Trabalhar e estudar de casa economiza muito tempo. Fora isso, a pessoa fica em um ambiente familiar confortável, passa mais tempo com a família.

Libertação da criatividade

Não é surpreendente que com o excesso de tempo livre a pessoa busque se ocupar com algo. Pode ser um passatempo, aprender uma língua estrangeira ou libertar seu potencial artístico. Alguém finalmente pega um violão que estava esperando no armário. Alguém está finalizando um trabalho em seu próprio livro, que estava adiado por muitos anos. Alguém descobre as facetas mais inesperadas da criatividade, nos quais em outras condições nem sequer pensou.

O exemplo mais comum: em muitos países, logo no início da epidemia, foram pessoas que costuravam máscaras incomuns e lindas. Elas usavam padrões e estampas incomuns, filtros substituíveis e assim por diante. Alguém ganhou dinheiro com isso, enquanto outros pediram apenas um pagamento pequeno pelos materiais ou até deram máscaras de graça.

Namorar em bate-papos aleatórios é um entretenimento popular entre as pessoas que passam muito tempo em casa

A comunicação em bate-papos por vídeo em 2020 se tornou a comunicação básica para muitos contemporâneos. Para entender isso, basta olhar para as estatísticas de uso de aplicativos de comunicação por vídeo populares. De acordo com os dados fornecidos pelo Statista.com, a situação é a seguinte:

  • Skype. O número de downloads de aplicativos em janeiro de 2020 é de 3 milhões, e já em março — 6,2 milhões.
  • Zoom. Há 2,5 milhões de downloads em janeiro e 26,9 milhões em março.

O Airnowdata.com relata que os downloads de aplicativos de comunicação por vídeo aumentaram 100% somente em janeiro. Essa porcentagem aumentou continuamente nos meses seguintes.

Porém, estamos interessados não por esses serviços, mas por bate-papos aleatórios. São sites que conectam usuários aleatórios uns aos outros, permitindo que eles se comuniquem sobre quase todos os tópicos. A popularidade deles cresceu tanto quanto a do Skype ou Zoom. Afinal, as pessoas privadas da oportunidade de se conhecerem e se comunicarem ao vivo estão ativamente se movendo online.

Não é preciso ir muito longe para entender como o público de bate-papos com desconhecidos se tornou mais ativo. Vamos considerar o bate-papo por vídeo Omegle. Antes da pandemia, geralmente havia 15-17 mil pessoas online no site. Agora, esses números aumentaram bastante — 22-25 mil usuários quase a qualquer tempo do dia.

Por que as salas de bate-papo com desconhecidos são tão populares de novo?

A resposta é simples. A comunicação em mensageiros ou redes sociais não pode substituir a comunicação ao vivo. Já um bate-papo aleatório, embora não totalmente, pode fazer isso. Ele abre muitas oportunidades para um contemporâneo que a correspondência simples não pode oferecer:

  1. Conheçer dezenas de novas pessoas interessantes todos os dias.
  1. Conversar sobre uma variedade de tópicos — desde o tempo fora da janela até a estrutura do universo.
  1. Passar um tempo bom com uma conversa amigável no final do dia de trabalho.
  1. Expandir fronteiras e encontrar novos amigos muito além de sua cidade e país.
  1. Melhorar suas habilidades no idioma comunicando-se com estrangeiros e muito mais.

Além disso, agora existem mais e mais histórias de como as pessoas se conheceram no chatrandom e encontraram seu amor lá. A propósito, muitos psicólogos e pesquisadores argumentam que os casamentos que começaram com encontros online são mais fortes. Se entre casais offline o número de divórcios é de 8%, entre casamentos online este número é de 6%. A diferença, embora não tão significativa, é impossível de ignorar.

Os bate-papos com desconhecidos se tornaram uma verdadeira salvação para pessoas extrovertidas. Principalmente para quem vive em países com restrições mais severas, como Itália ou Espanha. Para elas, os bate-papos por vídeo são uma das poucas oportunidades para não enlouquecer de solidão e falta de comunicação.

As pessoas introvertidas também não ficaram de fora. Para elas, os bate-papos por vídeo se tornaram uma grande oportunidade de superar timidez, encontrar novos amigos e aprimorar suas habilidades de comunicação.

Vamos resumir. A quarentena e o auto-isolamento mudaram nossas vidas. Sim, em muitos aspectos essas mudanças são negativas. Mas em qualquer situação, você pode encontrar algo positivo. Esperamos que você também tire alguns pontos positivos para si mesmo. Passe mais tempo com sua família, dedique-se ao seu passatempo favorito, tente provar sua criatividade e, claro, conhecer novas pessoas interessantes em bate-papos por vídeo. Veja como é fácil e divertido! A quarentena terminará algum dia, e novos conhecidos, amigos ou até mesmo seu amor ficarão com você para sempre.

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é um dos jornalistas mais lidos de MG. Criou os sites Moon BH, La Notícia, The Política e tem parcerias com Estado de Minas, Portal Uai e Correio Braziliense. Já foi editor do BHAZ e head na Itatiaia.