Sabe-se que atualmente o mercado profissional anda cada vez mais concorrido e cada vez mais este mercado exige habilidade e certa especificidade do trabalhador, a fim de resolver uma vasta gama de problemas.
Logo, a capacitação profissional, nos dias de hoje, é parte essencial da jornada do trabalhador até o mercado de trabalho.
Ainda, esta capacitação se inicia logo no período escolar e no período de graduação, de modo que atividades extracurriculares, estágios e realização de trabalhos e projetos acadêmicos podem ser o pontapé inicial na vida profissional de um futuro trabalhador.
Pensando nisso, hoje iremos ver um pouco mais sobre dicas para a elaboração de trabalhos escolares e acadêmicos e até alguns cursos que podem auxiliar em pontos como escrita científica e estrutura de artigos acadêmicos.
É óbvio que um trabalho de nível escolar e um trabalho de nível acadêmico não possuem o mesmo nível de dificuldade e de desenvolvimento. Mas, existem elementos em comum sim entre estes dois níveis de projeto.
Em um trabalho escolar, podemos observar os seguintes elementos, ou tópicos:
Logo, podemos ver que existem de fato vários elementos em comum quando comparamos um trabalho de nível escolar com um trabalho de nível acadêmico.
No entanto, independente da fase, a elaboração de um projeto escolar ou acadêmico pode representar um grande desafio para o aluno.
Desta forma, muitos alunos buscam cursos, tutoriais e até outros métodos para a elaboração de um artigo científico ou de um projeto acadêmico. Se este é seu caso, existe também a possibilidade de se realizar um curso gratuito do governo em 2021.
Sabendo do déficit que envolve a elaboração de artigos e a leitura científica, nos dias de hoje, várias universidades instauram cursos, tutoriais, aulas e dicas que podem auxiliar na hora de realizar um projeto.
Uma instituição notória pela sua oferta de cursos extra-curriculares é a Universidade de São Paulo (USP). A USP oferece diversos cursos anualmente sobre os mais variados temas.
E dentro destes temas, sim, existem cursos para a elaboração de artigos e cursos voltados para a melhora na escrita científica.
Um destes cursos, por exemplo, conta com oito módulos distintos, sendo eles:
Para ter acesso à este curso, basta acessar o site https://blog.even3.com.br/usp-curso-gratuito-de-escrita-c3 e conferir a oferta dos módulos em questão.
Ainda, este conteúdo está distribuído em uma playlist do YouTube do professor Valtencir Zucolotto juntamente com materiais de auxílio, como por exemplo apostilas, livros, cadernos e exercícios sobre os módulos tratados acima.
Um grande ponto de enfoque e importância para a realização de um trabalho é o conhecimento generalizado sobre o tema, desde os mais complexos até os mais simplórios.
Mostrar domínio em sua apresentação é sempre um ponto à favor do apresentador e geralmente é um fator que contribui para o sucesso da apresentação.
Além disso, existem alguns pontos-chave na hora de estruturar um projeto científico ou pesquisa em qualquer nível:
Como vimos logo no início do artigo, existem pontos essencialmente similares entre artigos escolares e projetos acadêmicos, como a presença de um sumário, o uso de referências e normas para a escrita do projeto.
Portanto, as dicas tratadas aqui se aplicam a qualquer nível de pesquisa. No entanto, é essencial ter em mente qual o nível de seu projeto, a fim de que nele seja utilizada uma linguagem que será compreendida pelo seu público.
Dentre os pontos mais importantes na realização de um projeto escolar ou acadêmico, podemos destacar o estudo e a pesquisa. De nada valem os outros pontos caso a temática e seu domínio sobre o tema do trabalho estejam pobres.
Portanto, estude exaustivamente seu objeto de pesquisa e siga as dicas dadas aqui no artigo. Tenha calma, organização e coesão na hora de escrever seu texto e também na hora de apresentar seu projeto!