Reprodução - CNN Brasil
No início do ano mostramos que o empresário de Belo Horizonte, Rubens Menin, tem o interesse em expandir seus negócios na televisão neste ano mesclando a cobertura da Itatiaia com a CNN Brasil e vai criar um novo canal fechado, o CNN Esportes, ou CNN Brasil Esportes.
A nova emissora servirá para acomodar ainda mais programação esportiva, que já vem mostrando resultado na grade de programação e também acomodará transmissões esportivas diversas, algumas delas que hoje não têm espaços em outros canais.
Neste início de temporada, a CNN Brasil se empolgou com um amistoso entre Atlético e Cruzeiro, disputado nos Estados Unidos. O segundo canal será lançado até o final do ano, mas somente depois do segundo semestre. Não há previsão para que grandes contratações sejam feitas e por isso, nomes da rádio devem ser aproveitados na cobertura do novo canal.
Mas a festa promete durar pouco. Assim que soube dos planos de Rubens Menin, Tutinha, hoje dono da Jovem Pan e da Jovem Pan News, também anunciou que tem planos de investir em transmissões esportivas na televisão.
Assim como a Itatiaia, a Jovem Pan tem uma grande tradição na cobertura de esportes e vê no nicho uma forma de aumentar sua audiência, tanto no digital quanto na televisão por assinatura.
Hoje os dois grupos competem pelo segundo lugar de audiência na televisão paga, alternando entre a segunda e terceira posição entre os canais de notícias. A Globo News é líder isolada.
A entrada do novo canal esportivo é um desafio para Rubens Menin, mas o projeto não deve se abalar por que é, de fato, um grande potencial para atrair público e firmar o grupo como um grande do setor.
As transmissões esportivas, apesar de caras, costumam conseguir um bom faturamento comercial. O Brasil é um dos países que mais tem canais de esporte no mundo.