Cruzeiro

Pedrinho compra concorrente pelo valor da Arena MRV, do Atlético

Um dos maiores empresários de Minas Gerais, Pedro Lourenço mostrou que não está para brincadeira e decidiu gastar quase R$ 1 bilhão na compra de um grande concorrente no estado, a rede de supermercados Bretas, presente em várias cidades do interior. A compra foi oficializada nesta sexta-feira, 7, e eleva ainda mais a potência do Supermercados BH.

A negociação, avaliada em R$ 716 milhões, inclui 54 lojas, 8 postos de combustíveis, um centro de distribuição, além de equipamentos, estoques e outras instalações. A transação foi realizada com o grupo chileno Cencosud, proprietário da marca Bretas desde 2010.

A aquisição marca um novo capítulo na expansão do Supermercados BH, que já abriu 18 novas lojas em 2024, com foco no interior de Minas Gerais, incluindo cidades como Rio Casca e Uberlândia. No entanto, ainda não está claro se as unidades da Bretas serão rebatizadas com a bandeira do Supermercados BH ou se manterão o nome original.

A título de comparação, o valor gasto por Pedrinho, dono do Cruzeiro, é muito próximo do que custou a construção da Arena MRV, do Atlético. Retirando o valor das contrapartidas, o Galo gastou cerca de R$ 746 milhões para construir o estádio em Belo Horizonte.

Leia também: Cruzeiro: documento vazado mostra lucro assustador de Ronaldo

Pedrinho, Supermercados BH e Bretas

Com a compra, o Supermercados BH reforça sua liderança no estado, consolidando-se como o maior supermercadista de Minas Gerais. Em 2023, o grupo registrou um faturamento de R$ 17,4 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), ocupando a quinta posição no ranking nacional.

Reprodução

A Bretas, por sua vez, é uma marca tradicional em Minas, com forte presença em cidades como Belo Horizonte, Contagem e Betim. A aquisição pode significar uma modernização das lojas e uma oferta mais diversificada de produtos para os consumidores mineiros.

Operação multimilionária

Rodrigo Larrain, CEO da Cencosud, destacou que a venda da operação mineira permitirá à empresa focar em mercados com maior potencial de crescimento e lucratividade. “Esta operação única nos permitirá concentrar nossos esforços e recursos nos mercados brasileiros onde vemos melhores oportunidades”, afirmou.

Já o Supermercados BH reforça seu compromisso com a expansão e a oferta de serviços de qualidade para os mineiros.

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é um dos jornalistas mais lidos de MG. Criou os sites Moon BH, La Notícia, The Política e tem parcerias com Estado de Minas, Portal Uai e Correio Braziliense. Já foi editor do BHAZ e head na Itatiaia.