Cruzeiro

Gabigol e Lyanco: Cuca abre o jogo sobre reclamação do Cruzeiro

No domingo (9/2), Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentaram no Mineirão, em um jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Com mais de 60 mil torcedores presentes, o Galo venceu por 2 a 0, mas o placar não foi o único destaque da partida.

Aos 17 minutos do primeiro tempo, o atacante Dudu, do Cruzeiro, caiu no campo após uma dividida. Ao tentar passar por cima do jogador, o zagueiro Lyanco, do Atlético, pisou acidentalmente no braço de Dudu, que estava estirado no gramado.

O lance gerou revolta nos jogadores e torcedores cruzeirenses, que pediram a expulsão de Lyanco. No entanto, o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães não aplicou nem mesmo um cartão amarelo, e o VAR confirmou a decisão.

Leia também: Narrador do Cruzeiro é suspenso após xingar Hulk ao vivo

Cuca abre o jogo:

Após o jogo, o técnico do Atlético-MG, Cuca, saiu em defesa do zagueiro e elogiou a atuação da arbitragem:

“Quando o Dudu cai, ele fica com o braço aberto, e o Lyanco passa a perna por cima dele. Nesse ‘passar da perna’, o Dudu vem com o braço simultaneamente. Quem está dentro do campo sabe que isso não ocorreu por querer, e sim foi um acidente do trabalho, que foi muito bem interpretado pelo VAR e pelo árbitro. Você sente quando é maldade do jogador, e aí teria que ser punido. Se ele tivesse me falado no vestiário que pisou, eu falaria para vocês?” , disse o treinador do Atlético.

Cuca também criticou a reação exagerada dos dirigentes do Cruzeiro, que, irritados com a decisão da arbitragem, vandalizaram o VAR durante o intervalo.

Reprodução

Expulsão de Gabigol

A polêmica com Lyanco não foi a única do jogo. No segundo tempo, o atacante Gabigol, do Cruzeiro, foi expulso após dar uma cotovelada proposital em Lyanco. A decisão do árbitro foi rápida e contundente, deixando o Cruzeiro com um jogador a menos em campo.

Para Cuca, a expulsão de Gabigol foi justa e refletiu o equilíbrio da arbitragem:

“Uma pena que tenham feito tanto barulho em cima disso, eu acho que isso não fez o resultado da partida e nós merecemos vencer. É muita pressão na arbitragem, no meio-tempo quebraram porta, socaram tudo no VAR, e isso fica tudo condicionado lá na frente, dando brecha para fazermos o mesmo. Nós não vamos fazer, mas queremos que as coisas fiquem no limite, pra que o árbitro não fique condicionado emocionalmente. A arbitragem hoje foi muito boa”.

Repercussão do Jogo

A vitória do Atlético-MG por 2 a 0 consolidou o time na liderança do Campeonato Mineiro e aumentou a pressão sobre o Cruzeiro, que segue em uma fase irregular. Os gols do Galo foram marcados pelo atacante Hulk, que brilhou mais uma vez no clássico.

Apesar da polêmica, o técnico Cuca destacou que o resultado foi justo e que o Atlético mereceu a vitória.

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é um dos jornalistas mais lidos de MG. Criou os sites Moon BH, La Notícia, The Política e tem parcerias com Estado de Minas, Portal Uai e Correio Braziliense. Já foi editor do BHAZ e head na Itatiaia.